Celulite ou lipodistrofia ginóide, é uma desordem não só do funcionamento, mas também em toda estrutura anatômica do tecido gorduroso. Essa desordem é praticamente exclusiva do sexo feminino e pode ser desencadeada por causas múltiplas: predisposição genética, desequlíbrios hormonais, alguns medicamentos (anticoncepcionais e corticóides), transtornos circulatórios (varizes), stress, sedentarismo, má alimentação, vestimentas (calças grossas e muito justas) e até postural.
O tecido gorduroso é formado basicamente por três componentes: células gordurosas, vasos (sanguíneos e linfáticos) e fibras colágenas. Na celulite as células gordurosas vão se tornando mais volumosas, promovendo compressão dos vasos que circulam entre elas, acumulando líquido e toxinas nos espaços intercelulares que geram em mais compressão vascular, e se o processo continuar pode comprometer as fibras, que vão endurecendo e encurtando (fibrose), produzindo na pele retrações e aderências. A instalação da celulite é crônica e gradual (celulite gera celulite) e pode ser classificada por três estágios:
- Branda : Fase inicial caracterizada por leves ondulações na pele.
- Moderada: Pele com aspecto de “casca de laranja” com inúmeros “buraquinhos” nas áreas afetadas.
- Grave: Presença de verdadeiros nódulos de gorduras e também áreas de retrações da pele (fibrose).
Atualmente várias formas de tratamento foram desenvolvidas no combate da celulite e na maioria das vezes é necessário a associação entre elas, para obtermos resultados satisfatórios.
- Intradermoterapia : Tratamento que consiste em injetar uma mescla de medicamentos através de micro injeções na pele dos locais afetados. São necessárias aplicações seriadas. Efeitos satisfatórios podem ser observados em algumas semanas.
- Carboxiterapia : técnica que utiliza um aparelho com a função de infundir gás carbônico no tecido subcutâneo através de finas agulhas. Promove um descolamento local, melhorando a circulação (hiperoxigenação) e estimulando a produção de colágeno, que dá sustentação à pele. Indicado tanto para celulite quanto para flacidez.
- Subcisão : Indicada especificamente para depressões mais profundas e resistentes. É uma técnica cirúrgica ambulatorial com anestesia local, onde o médico descola e rompe as fibroses através de uma agulha especial, liberando a pele que volta a ficar plana. O número de sessões depende da avaliação médica criteriosa de cada caso.
- Bioestimulação : Bioestimulação Consiste na aplicação local de bioestímuladores que promovem a formação de colágeno próprio, melhorando a textura , firmeza e irregularidades na pele. Realizada em sessões mensais. Com anestesia tópica e desconforto mínimo. Os resultados não são imediatos pois vão incrementar a formação do próprio colágeno e são melhor observados com 3 meses.
É importante lembrar que não existem formas milagrosas e o sucesso depende tanto da técnica como da perseverança e aderência do paciente.É indispensável uma reeducação alimentar e prática de atividades físicas.
Agende sua avaliação corporal