ACNE

You are currently viewing <strong>ACNE</strong>

Acne é uma das doenças mais freqüentes da pele, ocorrendo principalmente em jovens no início da puberdade. É também observada em mulheres e homens na segunda e terceira década de vida, prolongando-se por tempo variável.

Diferentes fatores estão envolvidos no seu aparecimento, tais como: aumento da produção da secreção sebácea, principalmente por influência hormonal; distúrbio de queratinização dos canais pilosebáceos levando aos comedões (cravos); colonização bacteriana: que leva a inflamação e infecção; alguns medicamentos indutores como os andrógenos, corticóides, diazepínicos; alguns suplementos alimentares; álcool, irritantes ambientais; predisposição genética. A influência alimentar é discutível.

A classificamos em leve, moderada e severa. A acne leve é o tipo que a maioria dos adolescentes apresentam, rica em comedões. Acne moderada é predominante inflamatória (pústulas). Acne severa é extensa com pústulas resistentes, lesões císticas e nódulos inflamatórios. O tratamento da acne, geralmente é demorado.

A escolha do tratamento adequado depende do tipo de acne apresentada pelo paciente. O tratamento tópico é reservado para a acne leve. Associação com uso de antibióticos ou antiandrógenos para os casos de acne  inflamatória. Sem dúvida, o grande avanço na cura da acne é o uso da isotretinoína, que é um componente  derivado da vitamina A, e que atua em todos os fatores causadores da doença. Indicada nos casos mais graves e/ou para prevenção de cicatrizes.

Consiste em um tratamento, via oral que se prolonga por 6 meses a 1 ano. A  contra indicação formal ao uso da isotretinoína é a gravidez. As pacientes do sexo feminino têm que ser totalmente esclarecidos sobre o grande efeito teratogênico do medicamento e não podem engravidar durante 2 meses após o seu término, sendo indicado métodos contraceptivos , quando necessário. Após esse período, não há risco para  gestação.

Antes, durante e no final do tratamento, são realizados exames sanguíneos para verificar os níveis de lipídios, função do fígado e dos rins, e principalmente confirmar a ausência de gravidez. Entre os efeitos colaterais citamos: a sequidão da pele e das mucosas (principalmente da boca); piora inicial do quadro clínico em alguns pacientes; (que geralmente é evitado através de previa higienização da pele), dores musculares em alguns casos; pruridos ocasionais; vermelhidão dos olhos, secura nasal; hipersensibilidade ao sol e outros, que são tratáveis e reversíveis com a suspensão do medicamento.

Os pacientes devem ser orientados a não ingerir bebida alcoólica, diminuir a ingestão de comidas ricas em gordura e açucares, evitar o sol, evitar a prática excessiva de exercícios físicos, ingerir bastante água e hidratar bem o corpo. Não doar sangue durante o tratamento, e uso obrigatório de filtro solar diariamente. Se esquecer de tomar o medicamento, não tome dose maior que habitual no próximo dia; evite fazer depilação química (principalmente no rosto). É contra indicado qualquer epilação a laser, bem como cirurgias eletivas durante ou logo após o tratamento, pois a pele estará mais sensível. Há restrições ao uso combinado  com alguns antibióticos. Qualquer tratamento, deve ser comunicado para liberação previa.

É recomendado  uma limpeza de pele anterior ao início (amenizando os efeitos do 1º mês) e ao final do tratamento, quando inicia-se a fase de manutenção. Evite “espremer “ cravos e espinhas durante o periodo, pois a pele está mais sensível e o risco de cicatrizes é maior. Durante o tratamento realizamos hidratações faciais que serão orientadas nas consultas subseqüentes de acordo com a necessidade de cada paciente. É bom lembrar que o uso de isotretinoína elimina, na maioria das vezes,  o problema da acne, mas não elimina cicatrizes pré existentes.

Qualquer dúvida, entrar em contato com nossa equipe.