A toxina botulínica é uma substância aplicada na musculatura para promover seu relaxamento com conseqüente amenização das rugas e tratamento de várias patologias.
É aplicado principalmente no terço superior da face (pés de galinha e rugas da testa) mas, também pode ser aplicado nos terços médio e inferior, bem como colo e pescoço.
Adjuvante no tratamento do sorriso gengival, bruxismo, enxaqueca, para manutenção do contorno facial e alongamento do pescoço.
Além do rejuvenescimento a toxina também é utilizada para reduzir a sudorese excessiva em regiões axilares, palmares, e plantares com excelentes resultados, inclusive para o controle do odor.
A aplicação é praticamente indolor, rápida, realizada sob anestesia tópica. Geralmente não deixa marcas ou inchaços, podendo ocorrer ocasionalmente pequenos hematomas que logo involuem. Complicações são incomuns e transitórios, já que a função muscular retorna ao normal em alguns meses. Cefaléia, ptose palpebral, ptose superciliar, visão dupla, ptose labial, assimetria e hiperidrose compensatória podem ocorrer. A maioria dos efeitos adversos é evitada se cumpridas as orientações no pós-procedimento:
-não dormir/deitar nas horas subsequentes;
-não praticar atividade física no dia da aplicação;
-não manipular a área da aplicação (ex.: não retirar sobrancelha);
-evitar calor local (inclusive secador de cabelo);
-evitar aplicação de laser nos dias subsequentes.
A toxina botulínica proporciona um rejuvenescimento facial importante e visível. Não paralisa a face e o paciente continua apresentando sensibilidade normal.
Não existem restrições quanto a idade, desde que surjam as primeiras rugas, já existe a indicação, pois funciona também como método preventivo, retardando a evolução natural do envelhecimento.
A aplicação da toxina botulínica não é definitiva, durando em média quatro meses, dependendo da resposta individual de cada paciente.
Após a aplicação da toxina botulínica pode-se retornar às atividades rotineiras, respeitando as orientações anteriores. Os efeitos já são perceptíveis no 3° dia, alcançando seu ápice no 15° dia. O paciente deve retornar ao consultório no 30º dia para revisão.
É um procedimento seguro, eficaz e pode ser associado a qualquer outro método de rejuvenescimento, seja cirúrgico ou não, proporcionando um aspecto mais descansado e rejuvenescido da pele.
Qualquer dúvida, entre em contato com a clinica.